Há um ano anunciamos que o arquiteto português Álvaro Siza Vieira fora agraciado com o Prêmio Nacional de Arquitectura de Espanha 2019. Hoje, 30 de outubro, a cerimônia terá não só uma edição especial via streaming no Palácio Zurbano em Madrid, como será a primeira vez que o prêmio é entregue pelo Primeiro Ministro.
Esta informação é confirmada por Iñaqui Carnicero, diretor geral de Agenda Urbana no Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana (Mitma), em uma interessante publicação intitulada "As esculturas habitáveis de Álvaro Siza, o primeiro Prêmio Nacional de Arquitetura não espanhol" publicada no ICON DESIGN, página especializada em design do jornal EL PAÍS.
O Prêmio Nacional de Arquitetura é um reconhecimento concedido anualmente, há 90 anos, pelo Governo da Espanha. O que há de diferente nesta ocasião? Álvaro Siza é o primeiro Prêmio Nacional de Arquitetura não espanhol. O ministro do Desenvolvimento, José Luís Ábalos, celebrou a decisão nas redes sociais: “Um arquitecto português de renome que tanto tem contribuído para a arquitectura e as cidades espanholas”.
Deixando de lado a sua extensa produção em Portugal – e mais recentemente na Ásia –, construiu na Espanha edifícios de grande importância, como o Centro Meteorológico de Barcelona, o Centro Desportivo Llobregat, a Habitação Social de Cádiz, a Faculdade de Ciências da Informação de Santiago Compostela, a Reitoria da Universidade de Alicante, o edifício Zaida de Granada, entre outros.
As últimas edições do prêmio buscaram reconhecer algum profissional ou entidade cuja obra tenha contribuído de forma extraordinária para o enriquecimento dos aspetos sociais, tecnológicos e sustentáveis da arquitetura ou do urbanismo espanhol, dentro e fora de suas fronteiras geográficas.
Alvaro Siza Vieira coloca mais um troféu em sua já repleta prateleira que guarda o Prêmio de Arquitectura da International Association of Art Critics (1982), o Prêmio de Arquitectura da Ordem dos Arquitectos Portugueses (1987), a Medalha de Ouro de Arquitectura do Conselho Superior do Escolas de Arquitectura de Espanha (1988), o Prêmio Mies van der Rohe (1988) pelo projecto de reabilitação da zona do Chiado em Lisboa (1992), e o Prêmio Pritzker de Arquitectura.
- Assista à cerimônia de premiação aqui.
Título
Álvaro Siza Vieira, Premio Nacional de Arquitectura 2019 en España, vía streamingTipo
EventoSitio Web
Organizadores
Gobierno de EspañaDesde
30 de Outubro de 2020 05:00 PMHasta
30 de Outubro de 2020 08:00 PMLugar
YouTube